sexta-feira, 11 de julho de 2014

Fly Geyser, um espetáculo natural de água quente e cores exóticas

O noroeste de Nevada possui uma atração turística que é desconhecida até mesmo entre muitos moradores da região.  o Fly Geyser, uma espécie de montanha colorida que lança água quente incessantemente para todos os lados, encontra-se em uma propriedade privada, mas pode ser visitado desde que agendado com antecedência.

À primeira vista essa imagem parece uma pintura ou alguma bela obra criada com materiais sintéticos ou talvez até mesmo algum cenário de filme de ficção. Porém, na verdade, esse gêiser trata-se do resultado de um poço artesiano criado pelo homem em uma fazenda próxima a Gerlach, em Nevada.

Como citado, o Fly Geyser não é um fenômeno totalmente criado pela natureza. Ele foi criado acidentalmente durante uma perfuração de poços, em 1916, mas ele começou a jorrar água apenas em 1960, quando a água geotermal conseguiu dar vazão através de um ponto mais fraco da parede.


Mas esse monte atraente por suas cores exóticas foi formado por minerais dissolvidos nas águas térmicas que se acumularam e geraram esse lindo efeito visual. Por ser formado por minerais contidos na água, esse monte ainda está longe de seu tamanho final, pois cada dia mais minerais se acumulam e contribuem, ao longo dos anos, para que atinja alturas ainda maiores. Até o momento o Fly Geyser possui 5 metros de altura e jorra água a 3 metros de altura, totalizando um espetáculo visual de mais de 8 metros que se assemelha a um vulcão em miniatura.

Segundo Daniel Couto Valle, da Ecopensar, "o Fly Geyser é coberto com algas termofílicas, que floresce em ambientes quentes, úmidos, resultando em vários tons de verde e vermelho que dão a impressão de ser de fora-de-este-mundo."

Além dos belos e coloridos montes, o Fly Geyser possui várias piscinas naturais que proporcionam um visual ainda mais bonito e interessante. Ao todo há mais de 30 piscinas naturais de água quente. É praticamente um parque aquático!

O lugar é fantástico, porém fica localizado em uma área privada e, portanto, não pode ser visitado sem autorização. O dono do terreno, um homem que até então tem rejeitado a oportunidade de ganhar muito dinheiro ao abrir a propriedade para turistas, aceita visitantes interessados em conhecer a beleza que conserva em seu terreno, porém para conseguir tal autorização é necessário entrar em contato com muita antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.