quinta-feira, 17 de abril de 2014

Um jantar dos deuses no Joël Robuchon


Localizado dentro do maior complexo hoteleiro de Las Vegas, o MGM Grand Hotel and Casino, o Joël Robuchon Restaurant é mais uma prova que Las Vegas e os Estados Unidos da América não devem absolutamente nada à Europa.
O primeiro restaurante americano do chef mais premiado do mundo foi condecorado em 2009 com as mundialmente cobiçadas três estrelas do Guia Michelin, em 2010 com as cinco estrelas do Guia Forbes e o Grand Award do Guia Wine Spectator, além dos cinco diamantes da AAA. Nenhum outro restaurante de Las Vegas possui todos esses predicados e poucos no mundo têm uma qualificação similar.
O privilégio de jantar no Joël Robuchon Restaurant, no entanto, vai muito além dos seus prêmios e sua comida. Trata-se de uma experiência sensorial única, envolto em um ambiente verdadeiramente elegante, refinado e sofisticado. Essas palavras, banalizadas pela publicidade e uso indiscriminado, voltam a fazer sentido quando se tem a oportunidade de conhecer o Joël Robuchon Restaurant. Mas o leitor não precisa acreditar na opinião do autor deste artigo – veja as fotos e comprove. Acredite apenas que o ambiente é ainda mais impressionante ao vivo.
Após cruzar as portas de vidro e ferro fundido do restaurante, o cliente é recebido por uma atenciosa hostess que, após confirmar a sua reserva, gentilmente o encaminha por um elegante corredor de piso branco e preto ao salão principal, cuja maior atração é um lustre de cristal Baccarat. Elegante e luxuoso na medida, sem ostentação desnecessária que tire a atenção do protagonista principal – o banquete.
Uma vez acomodado em um dos sessenta lugares do restaurante, o cliente é atendido pelo maître que explica o conceito do restaurante e as opções de composição de menu degustação. O menu do restaurante é reinventado a cada estação do ano pelo próprio Joël Robuchon, motivo pelo qual as opções de prato abaixo podem não estar disponíveis na sua visita ao restaurante.
Existe a opção de se degustar até 16 courses distintos em uma única noite. A menos que o leitor seja daqueles que possuem um apetite infinito e uma capacidade de gastronômica única de apreciar de verdade todos os pratos, essa não é a opção mais recomendada. Os pratos parecem pequenos, mas o menu de 6 courses foi mais que suficiente para aplacar a fome do autor deste artigo. Além do que, a opção de 6 courses custa menos da metade do menu degustação completo de US$ 385,00 (sem impostos ou serviço).
Definidos os pratos que comporão a refeição e o vinho adequado (em uma carta de vinhos que faz as cartas dos melhores restaurantes do Brasil parecerem diminutas e ridiculamente caras), a experiência começa de fato.
Uma seleção de mais de 20 tipos diferentes de pães feitos na própria boulangerie do restaurante é acompanhada de manteiga fresca francesa de primeira qualidade. A experiência continua com um amuse-bouche composto de geléia de limão com manjericão, acompanhado de creme espumoso de anis.
Para a entrada, as opções são variadas. Prefira o foie gras ou La Lagoustine (ravióli de lagostim com trufa negra e repolho picado), este último a custo adicional de US$ 40, em razão da trufa.
Uma sopa de lagostim dá seguimento à experiência gastronômica e prepara os sentidos para o prato principal, entre os quais é possível destacar a variedade de peixes e carnes. Escolha o de sua preferência, sem medo de errar. A costeleta de vitela com talharim ou o miolo de alcatra com legumes fricassée são pedidas certas para os amantes de carne vermelha, mas os que preferem peixes ou frutos do mar têm uma variedade enorme de escolha.
As sobremesas representam outra grata surpresa e servem para fechar com maestria a refeição perfeita. Sob os cuidados do chef de pâtisserie, Kamel Guechida, os doces satisfazem os mais exigentes paladares e são visualmente atrativos e impecáveis, assim como os mignardises que acompanham o café ou chá.
Toda essa experiência levou o autor deste texto a uma conclusão simples – se existe algo na Terra que se assemelhe à ambrósia dos Deuses, com certeza o Joël Robuchon Restaurant em Las Vegas é o que existe de mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.